segunda-feira, 10 de julho de 2017

SÓ PRATAS

Entenda por que a prata escurece
Se você usa ou já usou alguma joia de prata, sendo ela aliança, colar ou pulseira, muito provável que ela tenha escurecido em questões de dias ou mesmo meses de uso. Há relatos de prata escurecendo minutos depois após usa-las. Esse é um processo químico comum que acontece com a prata, que fique claro, que independe do organismo do usuário. Se a sua joia de prata não escureceu, talvez seja ideal visitar a loja que comprou para questionar a qualidade do produto, há 99% de chance de o produto não ser de prata.
Vamos entender por que a prata escurece
Por que a prata escurece?
A prata só escurece devido a um único motivo, enxofre. O enxofre está presente no nosso dia-a-dia, desde os gases vindos da queima do combustível dos carros, aos produtos de beleza que tem o elemento em sua composição. Este elemento em contato com a prata forma uma camada de sulfeto de prata, que tem cor escura. O suor também auxilia no escurecimento da prata, composto basicamente de água e sais minerais dissolvidos, o suor ajuda a joia a se misturar com o gás de enxofre, formando a camada escura sobre a peça.
E o ácido úrico?
Se você já reclamou a joalheria onde comprou sua joia de prata dizendo que ela escureceu, a resposta que você recebeu provavelmente foi a de que o ácido úrico do seu organismo fez isso com o produto. Isso não deixa de ser uma verdade, o alto nível de ácido úrico no organismo interfere diretamente na prata. O ácido úrico é uma substância produzida naturalmente pelo organismo. Segundo o Dr. Dráuzio Varella ela surge como resultado da quebra das moléculas de purina; proteína contida em muitos alimentos, por ação de uma enzima chamada xantina oxidase.
Depois de utilizadas, as purinas são degradadas e transformadas em ácido úrico. Parte dele permanece no sangue e o restante é eliminado pelos rins.
Dentro de todo esse conceito cientifico o que precisamos entender é que a alta concentração dessa substância no organismo causa o escurecimento da prata, além é claro de alguns problemas de saúde, como: dores nas articulações, especialmente nos membros inferiores (joelhos, tornozelos, calcanhares e dedos dos pés), aumento da probabilidade de problemas renais e segundo estudos recentes do Instituto do Coração de São Paulo mostram que níveis elevados de ácido úrico no sangue aumentam o risco de desenvolver acidentes cardiovasculares.
Como evitar o escurecimento da prata?
Agora que já conhecemos o agente causador, vamos as melhores práticas para evitar o escurecimento da sua joia.
1. Evite utiliza-la enquanto está mexendo com produtos químicos, tanto de limpeza doméstica quanto cosméticos.
2. Ao dormir, tire-a e enrole num papel higiênico. Apesar de não suarmos tanto enquanto dormimos, a produção de ácido úrico é continua, retire alianças, brincos e correntes antes de se deitar.
3. Guarde sua joia em prata em um local seco e arejado.
4. Dê um banho de ródio. O ródio é um elemento químico da família da platina, possui alta resistência a riscos e oferece uma camada extra de proteção contra a oxidação. Mas atenção, o efeito não é permanente e precisa ser refeito de tempos em tempos.
Como limpar alianças e joias em prata?
A maneira mais prática de limpar a sua joia em prata é utilizando creme dental, o flúor presente na pasta é um excelente para dissolver a camada escura na peça. Utilize uma boa quantidade de creme dental, espalhe utilizando os dedos e com um papel higiênico tire o excesso e enxague em água, secando bem logo em seguida.
[DICA] Aprenda como limpar e polir alianças de prata
As joias são famosas pelo brilho e pela durabilidade. É por isso que ser presenteada com uma delas faz qualquer pessoa se sentir única e especial. Também por isso, as uniões mais duradouras costumam ser seladas com alianças de prata ou de ouro.
Continue lendo
No entanto, com o passar do tempo, as alianças, sobretudo as de prata — por serem usadas com frequência — podem perder justamente a característica de que mais gostamos nelas: o brilho. Por isso, é essencial que seja feita a manutenção da peça para que ela não apenas dure para sempre, mas permaneça linda.
No post de hoje, vamos te ensinar a melhor maneira de cuidar da sua aliança de prata. Acompanhe!
Oxidação é normal
Com o uso frequente e o consequente contato com calor, suor e produtos químicos, as joias podem tornar-se um pouco mais foscas. Mas não se preocupe, pois isso é completamente normal e acontece devido a um processo de oxidação, normal às alianças de prata. Além de perder parte do brilho, elas podem, inclusive, ficar com algumas manchas. O ideal é que você faça a correta manutenção da peça, como ensinaremos a seguir.
Limpando e polindo suas alianças de prata
Existem, sim, profissionais especializados em limpar e polir joias, mas você não precisa recorrer a eles toda vez que precisar “dar um brilho” em sua aliança. Você mesma pode fazer esse trabalho, que é fácil e rápido. Primeiramente, misture um pouco de pasta de dente ao bicarbonato de sódio. A medida é 2 cm de pasta de dente para 1 colher de chá de bicarbonato.
Aplique a mistura na sua aliança de prata com o auxílio de um pincel ou, caso não o tenha, um algodão.
Deixe a joia “descansar” de 10 a 15 minutos.
Feito isso, limpe a peça com um tecido bem macio — uma opção é a flanela. Se sentir dificuldade para remover a mistura da aliança de prata, umedeça o pano e continue o trabalho. Em seguida, deixe a joia em um copo com água e bicarbonato por alguns minutos e, por fim, seque-a, novamente, com a flanela.
Cuidados com a sua joia para que ela mantenha o brilho
Quando se fala em alianças de prata, sabemos que a perda do brilho ou mesmo os arranhões que na peça acontecem pelo uso constante. No entanto, não usá-la também não é uma boa ideia, pois as manchas podem aparecer mesmo se você deixá-la guardada.
Sendo assim, além de aprender a limpar e polir sua aliança de prata, sugerimos que você também evite usá-la nos momentos em que utilizar produtos de limpeza ou mesmo quando for aplicar produtos cosméticos, como perfumes e cremes hidratantes. Também alertamos para o uso em praias e na piscina, pois o sol, a areia ou mesmo o cloro podem prejudicar a peça, sobretudo se ela for exposta a eles com muita frequência.
Também procure sempre ficar atenta a ações que realiza constantemente e que podem danificar a peça, como lavar a louça: o detergente e mesmo a esponja de aço podem causar riscos irremovíveis de sua aliança de prata. Nessas situações, remova-a e guarde-a em uma caixinha separada. Nada de jogá-la no meio de suas joias ou de suas bijuterias, combinado?
Gostou das dicas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário