O que é uma Campanha
publicitária
Exemplo:
Uma campanha
publicitária é planejada e criada no contexto de uma agência de
propaganda. Por esta razão foi descrita a estrutura de uma agência com todos os
setores e respectivas funções.
Por definição, uma
campanha pressupõe várias peças publicitárias – e não uma peça publicitária
única –, que serão veiculadas em mídias diversas. Isso expressa alguns dos
requisitos necessários para que seja definida como uma campanha: mais de uma
peça, ou peças diversas, a serem veiculadas em mídias diversas.
Acrescente-se ainda o
fato de ser a mesma mensagem, ajustada às características de cada mídia. Essa
unidade da mensagem, que é reforçada a partir da utilização dos diversos
meios.
A campanha publicitária
pode ser constituída de peças em diversos meios de comunicação, seja de massa
(rádio, televisão, jornais, revistas) ou segmentado (mala direta,
telemarketing) que são explorados de acordo com um planejamento prévio de ações
obtidos por dados colhidos em Pesquisa de Mercado, no decorrer de um período.
Outra modalidade de ação que pode constituir uma campanha é a promocional
(degustação, distribuição de brindes em pontos de venda, shows promocionais,
desfile de modelos e eventos em geral).
A principal característica
de uma campanha publicitária é que, seja qual for o meio ou ação explorada, as
peças que a constituem devem preservar uma identidade entre si, uma
uniformidade tanto editorial (textos) quanto visual, para causar sinergia entre
eles com objetivo de aumentar o impacto da campanha.
Nessa definição há
expressa menção da necessidade de um planejamento prévio (“que são explorados
de acordo com um planejamento prévio de ações”) evidenciando a importância de
planejar. Entretanto, embora seja importante, nem sempre é elaborado um
planejamento, existindo campanhas publicitárias que nascem e se desenvolvem sem
qualquer planejamento. A esse respeito, o que se pode dizer é que as chances de
otimizar resultados residem no fato de planejar estrategicamente as ações, e
não fazê-lo pode representar a possibilidade de surpresas e resultados
indesejáveis.
É importante também
registrar que para uma determinada marca, produto ou serviço é possível fazer
um planejamento para uma campanha ou para várias campanhas ao longo de
determinado período de tempo. Isso porque um produto ou serviço irá
comunicar-se com seu público em diferentes ocasiões: em campanhas
institucionais, em datas comemorativas, em períodos promocionais, etc.,
havendo, portanto, várias situações nas quais o planejamento poderá ser
elaborado.
Cumpre observar que ao
longo das definições apresentadas em cada um dos tipos de planejamento, foram
também situados os conceitos de marketing, comunicação e publicidade. Para
melhor identificação desses conceitos, é possível entender que os conceitos
mais amplos abarcam os mais específicos, assim têm-se a propaganda inserida no
contexto da comunicação e a comunicação, por sua vez, inserida no contexto do
marketing, conforme se observa na ilustração a seguir:
Assim, depreende-se
que da concepção clássica do marketing, na qual constam os quatro P’s, o “P” de
promoção corresponde ao processo de promover o produto, serviço ou marca, ou
seja, a comunicação propriamente dita desse produto marca ou serviço para o seu
público consumidor.
Observa-se, ainda, que
no âmbito do marketing tem-se o planejamento de marketing, e este envolve todos
os elementos relacionados ao universo do produto, do serviço ou marca em
questão. Para o planejamento de comunicação ficam reservados todos os elementos
que dizem respeito à comunicação em sua forma mais ampla, e para o planejamento
de campanha, tem-se a campanha ou campanhas publicitárias de um determinado
produto, serviço ou marca como foco ou objeto do planejamento.
EXEMPLO:
Quando o
assunto é campanhas publicitárias, é inegável dizer que algumas já
produzidas são praticamente filmes de 30 segundos, capazes de te emocionar e
mexer com a sua mente. Confira nossa seleção de algumas campanhas e peças
publicitárias impactantes e que fizeram sucesso de maneira super criativa e
positiva.
1
– O famoso RUN! Da Nike
2 – Dia de rock, bebê!
3 – Quando você fuma, seu bebê fuma
4 – O menos sempre é mais, não é mesmo KitKat?
5 – Feita por brasileiros, produzida
pela Dove. Considerada uma das melhores campanhas já feitas da história
retratando a real beleza da mulher
6 – Como deixar o Mc Donald’s fora
dessa lista? Não tem como! Marketing de guerrilha genial (:
7 – Campanha para evitar acidentes
no metro ganha o mundo com sua música “Dumb Ways to Die”
8 - Speed ad Mistakes: campanha de
prevenção a acidentes de trânsito
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