quarta-feira, 19 de julho de 2017

PUBLICIDADE IMPACTANTE

O que é uma Campanha publicitária
Exemplo:
Uma campanha publicitária é planejada e criada no contexto de uma agência de propaganda. Por esta razão foi descrita a estrutura de uma agência com todos os setores e respectivas funções.
Por definição, uma campanha pressupõe várias peças publicitárias – e não uma peça publicitária única –, que serão veiculadas em mídias diversas. Isso expressa alguns dos requisitos necessários para que seja definida como uma campanha: mais de uma peça, ou peças diversas, a serem veiculadas em mídias diversas. 
Acrescente-se ainda o fato de ser a mesma mensagem, ajustada às características de cada mídia. Essa unidade da mensagem, que é reforçada a partir da utilização dos diversos meios. 
A campanha publicitária pode ser constituída de peças em diversos meios de comunicação, seja de massa (rádio, televisão, jornais, revistas) ou segmentado (mala direta, telemarketing) que são explorados de acordo com um planejamento prévio de ações obtidos por dados colhidos em Pesquisa de Mercado, no decorrer de um período. Outra modalidade de ação que pode constituir uma campanha é a promocional (degustação, distribuição de brindes em pontos de venda, shows promocionais, desfile de modelos e eventos em geral).
A principal característica de uma campanha publicitária é que, seja qual for o meio ou ação explorada, as peças que a constituem devem preservar uma identidade entre si, uma uniformidade tanto editorial (textos) quanto visual, para causar sinergia entre eles com objetivo de aumentar o impacto da campanha.
Nessa definição há expressa menção da necessidade de um planejamento prévio (“que são explorados de acordo com um planejamento prévio de ações”) evidenciando a importância de planejar. Entretanto, embora seja importante, nem sempre é elaborado um planejamento, existindo campanhas publicitárias que nascem e se desenvolvem sem qualquer planejamento. A esse respeito, o que se pode dizer é que as chances de otimizar resultados residem no fato de planejar estrategicamente as ações, e não fazê-lo pode representar a possibilidade de surpresas e resultados indesejáveis. 
É importante também registrar que para uma determinada marca, produto ou serviço é possível fazer um planejamento para uma campanha ou para várias campanhas ao longo de determinado período de tempo. Isso porque um produto ou serviço irá comunicar-se com seu público em diferentes ocasiões: em campanhas institucionais, em datas comemorativas, em períodos promocionais, etc., havendo, portanto, várias situações nas quais o planejamento poderá ser elaborado.
Cumpre observar que ao longo das definições apresentadas em cada um dos tipos de planejamento, foram também situados os conceitos de marketing, comunicação e publicidade. Para melhor identificação desses conceitos, é possível entender que os conceitos mais amplos abarcam os mais específicos, assim têm-se a propaganda inserida no contexto da comunicação e a comunicação, por sua vez, inserida no contexto do marketing, conforme se observa na ilustração a seguir:  
Assim, depreende-se que da concepção clássica do marketing, na qual constam os quatro P’s, o “P” de promoção corresponde ao processo de promover o produto, serviço ou marca, ou seja, a comunicação propriamente dita desse produto marca ou serviço para o seu público consumidor.
Observa-se, ainda, que no âmbito do marketing tem-se o planejamento de marketing, e este envolve todos os elementos relacionados ao universo do produto, do serviço ou marca em questão. Para o planejamento de comunicação ficam reservados todos os elementos que dizem respeito à comunicação em sua forma mais ampla, e para o planejamento de campanha, tem-se a campanha ou campanhas publicitárias de um determinado produto, serviço ou marca como foco ou objeto do planejamento.
EXEMPLO:
Quando o assunto é campanhas publicitárias, é inegável dizer que algumas já produzidas são praticamente filmes de 30 segundos, capazes de te emocionar e mexer com a sua mente. Confira nossa seleção de algumas campanhas e peças publicitárias impactantes e que fizeram sucesso de maneira super criativa e positiva.
1 – O famoso RUN! Da Nike
2 – Dia de rock, bebê!
3 – Quando você fuma, seu bebê fuma
4 – O menos sempre é mais, não é mesmo KitKat?
5 – Feita por brasileiros, produzida pela Dove. Considerada uma das melhores campanhas já feitas da história retratando a real beleza da mulher
6 – Como deixar o Mc Donald’s fora dessa lista? Não tem como! Marketing de guerrilha genial (:
7 – Campanha para evitar acidentes no metro ganha o mundo com sua música “Dumb Ways to Die”
8 - Speed ad Mistakes: campanha de prevenção a acidentes de trânsito

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