terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

PATROCÍNIO (EMPRESA)

A busca pelo patrocínio
Lelisa Desisa (Lado esquerdo), Zersenay Tadese (Meio) e Eliud Kipchoge (À direita). Foto: Clayton Cotterell/Nike.
Não espere que uma empresa vá bater na sua casa ou no seu apartamento, dizendo que irá patrociná-lo. Ela (Empresa) só irá fazer isso, quando você estiver no índice Nacional, no pódio das olimpíadas ou no Campeonato aberto fora do Brasil (Campeonato mundial de Atletismo Master de Elite. Enquanto você não é o centro das atenções, o melhor a fazer é ir atrás de um, mas como?
– Monte seu “currículo Vitae de Atletismo”: Mostre os campeonatos vencidos, premiações (Atleta de Elite da melhor qualidade em Pista de provas e nos Eventos de Rua), número de medalhas, entrevistas para Revistas, Jornais, Televisão, Vídeos, etc. Um atleta amador talvez não tenha muito o que colocar, mas ter um “currículo de qualidade específico” mostra que você realmente é um Atleta de aturdimento e o esporte é uma das Disciplinas levado a sério por você, principalmente para os que não são muito conhecidos.
– Busque empresas certas: Empresas que tenham os negócios envolvidos com seu esporte ou mesmo público..., isso facilitará as coisas, além de economizar tempo.
– Faça um projeto responsável, sério: Tente mostra como a empresa terá o retorno, patrocinando você e o seu Técnico e Professor de Atletismo, e de maneira que seja a parte mais difícil, caso você possua condições, recomendo se auxiliar (Parceria) com uma empresa de Marketing Esportivo, - os locais onde a empresa pode ser divulgada por você.
Esta estratégia de marketing é mais difícil para quem conhece pouco sobre o assunto. Um exemplo: Você toma conhecimento que a uma empresa de porte, médio ou de grande porte X vai ser inserida em uma cidade (Município) onde vai acontecer um grande Evento de esporte de corrida (Competição) que você irá participar, e de certo modo, informações como estas, podem ser a chave para um bom contrato.
– Mostre sua agenda: Liste os campeonatos que você pretende participar, regiões, o tamanho do evento, as formas que a competição (Evento de corrida) vai passar na mídia e coloque-se a disposição do patrocinador para eventos da própria empresa.
Seja um “funcionário” da empresa
Também pode se transformar em uma parceria onde empresa dá apoio ao Atleta, com despesas para o campeonato como passagens por via terrestre, avião, hospedagens, suplementos nutricionais e materiais de Marketing próprio do atleta, muitas vezes tendo um vínculo menor com a empresa, mas isso é uma grande ajuda para quem buscar estar entre os primeiros.
Após fechado o contrato, não seja displicente, não apareça em eventos com a marca concorrente, associado da sua imagem com o nome do patrocinador, que será enorme. Portanto, são atitudes que você toma no seu dia-a-dia, que muitas vezes, pode acabar com o contrato ou prolongá-lo por mais tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário