A busca pelo patrocínio
Lelisa Desisa (Lado esquerdo), Zersenay Tadese (Meio) e Eliud Kipchoge (À direita). Foto:
Clayton Cotterell/Nike.
Não espere
que uma empresa vá bater na sua casa ou no seu apartamento, dizendo que irá
patrociná-lo. Ela (Empresa) só irá fazer isso, quando você estiver no índice
Nacional, no pódio das olimpíadas ou no Campeonato aberto fora do Brasil
(Campeonato mundial de Atletismo Master de Elite. Enquanto você não é o centro
das atenções, o melhor a fazer é ir atrás de um, mas como?
– Monte seu
“currículo Vitae de Atletismo”: Mostre os campeonatos vencidos, premiações (Atleta
de Elite da melhor qualidade em Pista de provas e nos Eventos de Rua), número
de medalhas, entrevistas para Revistas, Jornais, Televisão, Vídeos, etc. Um
atleta amador talvez não tenha muito o que colocar, mas ter um “currículo de
qualidade específico” mostra que você realmente é um Atleta de aturdimento e o
esporte é uma das Disciplinas levado a sério por
você, principalmente para os que não são muito conhecidos.
– Busque
empresas certas: Empresas que tenham os negócios envolvidos com seu
esporte ou mesmo público..., isso facilitará as coisas, além de economizar
tempo.
– Faça
um projeto responsável, sério: Tente mostra como a empresa terá o retorno,
patrocinando você e o seu Técnico e Professor de Atletismo, e de maneira que
seja a parte mais difícil, caso você possua condições, recomendo se auxiliar
(Parceria) com uma empresa de Marketing Esportivo, - os locais onde a empresa
pode ser divulgada por você.
Esta estratégia de marketing é
mais difícil para quem conhece pouco sobre o assunto. Um exemplo:
Você toma conhecimento que a uma empresa de porte, médio ou de grande porte X
vai ser inserida em uma cidade (Município) onde vai acontecer um grande Evento de esporte de corrida (Competição) que você irá
participar, e de certo modo, informações como estas, podem ser a chave para um
bom contrato.
– Mostre
sua agenda: Liste os campeonatos que você pretende participar, regiões, o
tamanho do evento, as formas que a competição (Evento de corrida) vai passar na
mídia e coloque-se a disposição do patrocinador para eventos da própria empresa.
Seja um
“funcionário” da empresa
Também
pode se transformar em uma parceria onde empresa dá apoio ao Atleta, com
despesas para o campeonato como passagens por via terrestre, avião,
hospedagens, suplementos nutricionais e materiais de Marketing próprio do
atleta, muitas vezes tendo um vínculo menor com a empresa, mas isso é uma
grande ajuda para quem buscar estar entre os primeiros.
Após
fechado o contrato, não seja displicente, não apareça em eventos com a marca
concorrente, associado da sua imagem com o nome do patrocinador, que será
enorme. Portanto, são atitudes que você toma no seu dia-a-dia, que muitas
vezes, pode acabar com o contrato ou prolongá-lo por mais tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário