quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

ACREDITE, SE QUISER

A CREDITE, SE QUISER

Gratidão aos avós e idosos
18 netos que são réplicas de seus avós
Hoje em dia, basta olhar as redes sociais para encontrar milhares de selfies. Já no tempo dos nossos avós e bisavós, fotos eram mais raras e difíceis de tirar e revelar. Estes 18 netos e bisnetos tiveram a sorte de encontrar registros de seus antecedentes e perceber que eles têm muito em comum - e por isso resolveram refazer essas fotos:
1) Uma mulher aos seus 16 anos, em 1944, e sua neta. 
2) Avô e neto são iguais até nas entradas
3) 69 anos depois, a neta refez a foto, a da avó - até mesmo com um carro da mesma cor
Reddit/malCez
4) "Meu namorado e eu tentamos refazer a minha foto favorita dos meus avós."
Imgur/americanadaptation
5) Avó e neto são estudantes dedicados. 
Imgur
6) Bisavó (1918) e sua descendente (2017) com o mesmo colar. 
Reddit/Taintlyn
7) Avô e neto com suas crias. Três gerações de mães preocupadas.
8) Ninguém chega aos pés do vovô quando se trata de fazer churrasco!
 
Reddit/4shoot4
9) Parecem irmãs: entre avó e neta há uma diferença de 60 anos. 
Imgur/monalaura
10) "Primeira geração, 1986: eu, meu pai e eu avô jogando Nintendo. Segunda geração, 2016: meu filho, eu e meu pai jognado Wii."
Imgur
11) Vovó Mildred, no ano de 1928, e sua neta Christine, hoje. Ela descosturou o vestido da avó para essa foto.
12) "Perto de meu avô nas ruas de Pleurtuit, na França, 1944 e 2013."
Facebook/Following The Golden Arrow
13)  "Claramente eu tenho algumas semelhanças com meu bisavô."
Imgur
14) Bisavó e bisneta aos 20 anos. 
Imgur/keldry27
15) "Meu avô era incrível e nós tínhamos muito em comum. Eu reencenei esta foto em que temos a mesma idade."
Twitter/Blaze Bohall
16) Avô (1940) na expedição à Antártica e seu descendente. 
Reddit/snowystormz
17) "Meu bisavô e eu treinamos na mesma base com uma diferença de exatamente 100 anos."
Reddit/Goat Overlord
18) Entre as duas fotos se passaram exatamente 80 anos. Que semelhança incrível! 
Imgur/devan820
Muitas coisas podem ter mudado com os anos, mas essas fotos são verdadeiras máquinas do tempo, que mostram que temos mais em comum com nossos avós do que diferenças! 

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

MENSAGEM DE UM IDOSO (A)

MENSAGEM DE UM IDOSO (A), AMIGO E IRMÃO 
Não deixe de ler ....
Se meu andar é hesitante e minhas mãos trêmulas, ampare-me... Se minha audição não é boa e tenho de me esforçar para ouvir o que você está dizendo, procure entender-me... Se minha visão é imperfeita e o meu entendimento é escasso, ajude-me com paciência...
Se minhas mãos tremem e derrubam comida na mesa ou no chão, por favor não se irrite, tentei fazer o melhor que pude... Se você me encontrar na rua, não faça de conta que não me viu, pare para conversar comigo, sinto-me tão só... Se você na sua sensibilidade me vê triste e só, simplesmente partilhe um sorriso e seja solidário...
Se lhe contei pela terceira vez a mesma "história" num só dia, não me repreenda, simplesmente ouça-me... Se me comporto como criança, cerque-me de carinho... Se estou com medo da morte e tento negá-la, ajude-me na preparação para o adeus...
Se estou doente e sou um peso em sua vida, não me abandone, um dia você terá a minha idade... A única coisa que desejo neste meu final da jornada, é um pouco de respeito e de amor... Um pouco... Do muito que te dei um dia....

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

VEJA

VEJA ESTE VÍDEO 
MUITO IMPORTANTE
  
  
BRASIL: entre o grotesco e o futuro - Por Aldo Fornazieri
A votação do impeachment na Câmara dos Deputados, no último dia 17 de abril, não provocou apenas desolação e indignação na consciência democrática brasileira, mas deixou a imprensa e a opinião pública internacionais perplexas diante do grotesco ato histórico, digno de envergonhar não só qualquer sociedade humana razoavelmente civilizada, mas qualquer agrupamento societário animal. Há muito mais dignidade nos animais do que naquele agrupamento de hipócritas e cínicos que desfecharam o golpe parlamentar contra as instituições democráticas, cassando o voto de 54 milhões de brasileiros.
O que se viu na Câmara dos Deputados foi o grotesco na sua manifestação mais perversa e assustadora. Não se estava reivindicando nenhuma tradição do passado, se é que essa existe no Brasil. Não se estava reivindicando as virtudes cívicas, os valores republicanos, o bem da pátria, o interesse comum. Nem mesmo o ser humano ancestral que lutava pela sobrevivência, com coragem, estava presente ali.
O que se viu ali, simbolicamente, eram hordas animas, semelhantes às hordas de celerados, de bandoleiros, que não hesitam em praticar qualquer crime para que o interesse pessoal prevaleça a despeito de qualquer sentimento de humanidade ou de qualquer valor cívico. As evocações da família, dos filhos, da esposa, do marido nas declarações de voto soaram tão falsas que até a mentira se tornou uma coisa amena diante falsidade das palavras e expressões dos senhores golpistas.
A votação foi a expressão de uma associação de corruptos que, em nome do combate à corrupção, se preparava para assaltar o botim. Para aquelas mentes não importam as instituições, não importam as leis, não importa a soberania popular, não importa a democracia. A maior parte deles comprou seu mandato com dinheiro grosso e malcheiroso.  Simbolicamente, aquela associação reuniu os piores tipos da história do Brasil: o assassino português que aqui chegou, o pestilento, o matador de índios, o estuprador, o feitor de escravos, a capitação do mato, o sicário, o coronel violento, o traidor, o torturador.
Sim, o torturador, evocado por Bolsonaro, abrigado pelo PSDB e por todos os partidos, deputados e deputadas do golpe. Bolsonaro é o que sempre foi. O PSDB e os ilustres complacentes que albergaram o elogio à tortura mostraram que não são o que disseram que eram: não são democratas, não são civilizados, não são liberais, não são ilustrados. Desceram à mesma condição da pestilência grotesca que se manifestou na Câmara dos Deputados, entregando o poder aos Cunhas, aos Bolsonaro, aos Temer, violentando a legalidade democrática e a soberania popular.
Os ilustrados tucanos não poderão se livrar desse pecado capital em suas biografias. Memoriais do golpe terão que ser construídos para que as gerações futuras saibam quem foram os políticos do presente e saibam que não se pode brincar de democrata golpeando o voto popular. Dizer que aquilo foi uma manifestação fascista seria faltar com a verdade, pois até os fascistas agiam violentamente em nome de algum propósito. Ali não havia proposito algum, não havia futuro algum, não havia passado algum. Foi a manifestação do grotesco pelo grotesco. Foi a manifestação da covardia como prática corriqueira, da traição como modo de vida, do cinismo como expressão do caráter.
Evocando René Char, em Entre o Passado e o Futuro, Hannah Arendt reclamava da ruptura entre as duas dimensões temporais e lembrava a seguinte afirmação do poeta e escritor francês: “Nossa herança nos foi deixada sem nenhum testamento”. Do ato do dia 17 de abril de 2016 não se poderá evocar não só nenhum testamento, mas também nenhuma herança. Do grotesco não há o que herdar. Do grotesco não pode derivar nenhuma aliança, nenhum contrato, nenhuma fidedignidade, nenhum testemunho para a história, nenhuma disponibilidade para o futuro. O único sentimento que se aplica ao grotesco é a repulsa. Desta forma, se o governo Temer vier, não resta outra saída: não reconhece-lo como legítimo e lutar para derrubá-lo.
Futuro e Esperança
Não há como conquistar direitos sem luta, não há como surgir líderes autênticos e virtuosos sem combate e não há como almejar a glória individual e coletiva sem a esperança de um futuro grandioso, digno, virtuoso, justo e igualitário. Desde os filósofos gregos e em toda a tradição do pensamento político clássico, mais justiça foi assimilada a mais igualdade. A própria democracia moderna, que floresceu nos Estados Unidos da América, em seu alvorecer, foi assimilada à busca de mais igualdade. Tocqueville viu na igualdade o valor principal da democracia, sempre precisando ser temperado pela liberdade.
O confronto principal que está posto neste momento no Brasil é entre mais igualdade e menos igualdade; mais justiça e menos justiça; mais direitos e menos direitos; mais virtudes e menos virtudes; mais futuro ou mais grotesco. Os governos do PT tiveram o mérito de colocar no centro de suas preocupações e de suas ações a questão de mais igualdade. Esse esforço foi interrompido pela crise do governo Dilma, pela falta de reformas que removessem as condições estruturantes da desigualdade, pelos incentivos e subsídios aos empresários que nunca pagaram o pato, levando à crise fiscal do Estado. Ao assumir as mesmas práticas dominantes de financiamento das campanhas e da política em geral, o PT caiu na armadilha mortal das elites justamente naquele valor que o partido havia feito uma bandeira de admiração quando era oposição: a ideia da ética na política e da moralização da vida pública.
A tarefa, neste momento, é a de encetar um novo caminho, carregando as lições positivas e negativas do passado, incluindo os governos petistas, na busca de mais igualdade, mais justiça, mais direitos, mais virtudes, mais liberdade, mais futuro e mais esperança. Este caminho já tem suas picadas abertas na luta presente em defesa da democracia, dos direitos e contra o golpe. Este caminho tem seus balizas na retomada dos movimentos sociais, no surgimento de novos movimentos políticos e sociais, na luta das mulheres, dos negros e de outras demandas por direitos.
Este caminho tem sua força nas frentes que se constituíram – Povo Sem Medo e Brasil Popular. Mas dois grupos constituem a principal potência desse caminho: as mulheres e os jovens. As mulheres, porque é delas que vem o principal animus de luta pela igualdade e justiça, nas múltiplas dimensões que a palavra igualdade significa para elas. Os jovens, porque é neles que a energia viva da esperança pulsa com mais vigor e vitalidade. Não parece restar dúvida que este caminho está fazendo alvorecer novas formas organizacionais e de luta que, sem recusar os partidos, é também de movimentos; que, sem recusar a política, abriga também o cultural e o social; que, sem recusar a verticalidade, é fundamentalmente horizontalidade; que, sem recusar a organização, é também menos burocracia, mais participação e mais democracia.
Os dois principais desafios desse processo são: 1) manter a unidade com pluralidade e diversidade; 2) construir um programa capaz de superar os gargalos educacionais e tecnológicos e de dar conta do desenvolvimento do país com igualdade social e sustentabilidade ambiental.
Aldo Fornazieri – Professor da Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

PURA CHARME E SEDUÇÃO

TRAMA FANTASMA
Sinopse:
No glamour (Atração, charme pessoal; encanto, magnetismo), da Londres de pós-guerra dos anos 50, o renomado estilista Reynolds Woodcock e sua irmã Cyril estão no centro da moda britânica – vestiram realeza, estrelas de cinema, herdeiras, socialites, debutantes e damas com o estilo distinto de The House of Woodcock. As mulheres vêm e passam pela vida de Woodcock, proporcionando o solteiro com inspiração e companheirismo, até encontrar uma jovem e forte mulher, Alma, que logo se torna um elemento de sua vida como sua musa e amante. Uma vez controlado e planejado, ele encontra sua vida cuidadosamente adaptada, interrompida pelo amor.
Você sabia que um homem charmoso é mais atraente para as mulheres, mesmo que ele seja um bom sedutor?

Entenda neste artigo o poder de ser um homem charmoso e como você poderá usar isso para aumentar o seu poder de atração. Eu considero o charme uma das características fundamentais em um sedutor.
O charme (Exemplo: Um homem charmoso envolve as mulheres de uma maneira que um homem que é apenas bonito nunca vai conseguir. O charme está no jeito de olhar, de andar e de se comportar. Na maioria das vezes, é algo involuntário. Quem força para ser charmoso muitas vezes consegue o efeito contrário) é uma das qualidades masculinas que mais agrada as mulheres, aqueles que sabem conquistar através de um olhar, sorriso, postura corporal são altamente sedutores, no cinema conseguimos encontrar bons exemplos de homens assim, Andy Garcia, Pierce Brosnan, Johnny Depp conseguem encantar as mulheres mesmo a quilômetros de distância delas.
Aprenda neste artigo como ser um homem charmoso e mesmo que você não chegue ao nível dos grandes astros do cinema, estará de qualquer forma adquirindo um diferencial para seduzir mulheres.
Amigo, você sabe quais são as 10 mais importantes regras seguidas por todos os Alphas? Simplesmente esses segredos fundamentam o sucesso de um Homem Alpha (É um SER dominante e confiante, que exerce uma função de liderança perante outros elementos do grupo. As características do homem alpha permitem com que ele tenha uma elevada capacidade de sedução e conquista) e você agora tem a oportunidade de conseguir deixar qualquer mulher fortemente atraída. Seguir as regras dos Alphas é o primeiro passo que qualquer homem precisa para começar a fazer sucesso com as mulheres.
Por que o charme encanta as mulheres? - As mulheres sentem forte atração por um homem charmoso, homens assim são envolventes, pois conseguem mexer com as emoções das mulheres. O sorriso, educação e até um olhar profundo são gestos simples que fazem uma grande diferença.
É importante que você saiba que charme não é o seu estilo ou capacidade de comunicação, e sim o jeito de ser, a linguagem corporal e até os seus movimentos. É uma junção de várias características que define um homem charmoso, de qualquer forma, ter charme não garante que você conseguirá seduzir mulheres, porém facilita muito as coisas, pois antes mesmo de usar qualquer estratégia de sedução você já provocou uma boa primeira impressão e neste caso o caminho será mais fácil.

JOVENS X HOMENS EXPERIENTES

Mulheres Jovens e Homens experientes: pode dar Certo Ou Não?
Olá Princesas de todo Brasil. Senti uma pontinha de inveja na pergunta, acho que deve ter sido o termo “menininhas”… Mas..., isso não vem ao caso, sua pergunta é muito interessante, mesmo assim, com ou sem inveja. Mulheres mais novas e homens mais velhos é combinação comum no cotidiano em pleno o século XXI. Seria você uma ex-mulher trocada por uma mocinha cheirando a leite e chorando o mesmo derramado? Tanto faz, fiz a pergunta para causar desconforto mesmo, de uma certa maneira nas pessoas!
O que eu acho é apenas um ponto de vista, já falo isso, mesmo porque tem muitos leitores, de uma certa forma, pentelho que insiste em contestar minha opinião, esquecendo-se de da subjetividade de toda questão que público neste Blog, mais impõe. Se nós tivéssemos a grande oportunidade de entender e observar os URSOS, com certeza, não teríamos a mínima dúvida que os animais, estão plenamente certos no meio em que vivem.
Na própria Bíblia, digamos assim..., e nos filmes, mostram fatos desse géneros. Na época de Lutero, são provas concretas, que nos mostram relacionamentos de homens mais velhos com jovens, desde que a religião já predominava na terra, homens escolhem mulheres mais jovens, bonitas para viverem e se relacionarem todos os dias e ensiná-las toda experiência já vividas. De maneira que: alerta dados e vamos aos fatos. Na sua pergunta você me colocou uma situação hipotética envolvendo um relacionamento entre uma gazela de 18 aninhos e um bode velho de, no mínimo, 55 ou mais. Se for essa métrica, não vejo de forma negativa a situação, talvez visse se eu fosse o pai da moça! Complicado é se ela tiver 15 e ele 30! Ou 18 55 anos.
Pimenta nos olhos dos outros, ardem muito.... É refresco! É sempre assim, enquanto não acontece conosco, tudo pode, ô povo hipócritas, ignorantes, eu também sou um pouquinho, mas procuro ler muito sobre vários assuntos, voltados quanto aos preconceitos, mas a diferença é que tenho consciência disso e advogo em causa própria, pois sou o bode velho do amanhã.
Idade, maturidade e amor
O que acho dessas “menininhas”? É difícil generalizar, quanto mais eu vivo mais normal considero os extremos da sociedade, entre jovens e adultos com mais idades.
Acho difícil que exista amor nessa relação hipotética, mas não tem a ver com a diferença etária e sim com a pouca idade da moça. No geral, não creio que alguém com vinte anos ou acerca disso tenha completa noção do que significa o amor, digo isso levando em consideração aquilo que considero o amor, não o enlatado básico, mas a versão completa com doses cavalares de doação e aceitação.
Pensando em uma mulher nessa faixa etária, porém dotada de maturidade suficiente para levar um relacionamento, não vejo problemas com ela, acredito realmente que ela possa amar alguém com essa “bagagem”, afinal, somos divididos em vivos e mortos o resto é atitude e consciência, não tem essa de velho e novo. Desejo mesmo é boa sorte para o sujeito, ele vai precisar…
Homens mais velhos estão prontos para uma mulher mais nova?
Não serei leviano em afirmar que o relacionamento será um mar de rosas, mas, independentemente da idade, qual é?
No caso da mulher ser um bom tanto mais nova que o homem, creio que haverá muitos ciúmes e desconfianças por parte dele, por mais que a moça se esforce em transmitir segurança. Não vejo por aí tantos homens seguros de si a ponto de mudar minha opinião, vejo muito mais neuróticos, narcisistas e frágeis.
Esses relacionamentos costumam enfrentar problemas com os familiares de ambos os lados, o pai e a mãe da moça não acreditam na escolha da filha. Já os entes do “sortudo” discriminam e têm 100% de certeza de que a donzela é uma aproveitadora e está de olho na coleção de tampinhas de baré-cola do “inocente” em questão.
É, caros leitores, o cidadão de mais de quarenta anos, segundo sua família, põe a perder toda sua fortuna conquistada com suor e lágrimas para uma sirigaita aproveitadora com metade de sua idade e um terço de sua experiência. Façam-me o favor, não pensem vocês que o cara é um gaiato! O sujeito não nasce aos quarenta, a cada ano que passa ficamos mais velhos e não mais burros!
É óbvio que ele sabe muito bem onde está se metendo e quais riscos está correndo, antes porém, considera que vale a pena jogar. Agora é a hora do leitor “mala-sem-alça” falar: “Urso, o conhecido da prima da minha vizinha Emengarda perdeu tudo com um rabo de saia com metade da sua idade! ”. Muito bem, isso pode mesmo acontecer, mas se chegou a este ponto não posso crer que o desastre na vida do cara (Rapaz) ocorreu somente porque estava com uma moça mais nova. A mulher quando não presta deixa o rico na miséria e o pobre sem vergonha mesmo! - A diferença de idade foi apenas um detalhe, talvez se a mulher fosse um pouco mais velha teria levado tudo e ainda ter lhe botado um belo par de chifres de recordação e um pé na bunda.
- Depoimentos de uma mulher experiente de vida, que adora se relacionar com rapazes inteligentes e capazes.
- Bom, nenhum relacionamento é 100% de uma certa maneira, seja com idades próximas ou distantes como no caso em questão e ninguém é 100% inocente! Acho que temos sempre que levarmos em consideração o bem estar das pessoas, se o cara gosta de "gazela" rsrs..., qual o problema, e se a menina gosta do "bode velho ou Coroa, como dizem por aí," e daí, temos sempre que buscar nosso bem estar tanto emocionalmente, quanto físico e acima de tudo com saúde.
Não vejo problema nenhum em um garotão com uma senhorinha linda de rosto lindo, com um corpanzão (Ou  CORPÃO, na linguagem do dia-a-dia) de dar inveja as menininhas de faculdades que ficam por aí, criticando com preconceitos, sem nenhum conhecimento de causa.
Vantagens de se relacionar com homens mais velhos

Relacionamentos com homens mais velhos podem trazer mais segurança, tranquilidade e estabilidade
Homens mais velhos exercem um certo encanto no imaginário feminino, pois normalmente espera-se que, por terem mais experiência, estes homens já saibam o que querem, inclusive na vida amorosa. Este tipo de comportamento encanta muitas mulheres que buscam relações mais estáveis e que estão cansadas de homens com comportamentos infantis.
Segurança e maturidade
Apesar de não ser um padrão, homens mais velhos são normalmente mais seguros de si. A psicóloga clínica Pamela Magalhães ressalta que homens com mais idade podem trazer uma relação mais tranquila e estável. “Não existe regra, mas há chances maiores de encontrarmos mais maturidade emocional em homens mais velhos, o que facilita em muito a relação afetiva”, pondera.
Para a administradora Rebeca Noveleta, que começou a namorar o executivo Ricardo Noveleta (atualmente seu marido) aos 23 anos, a diferença de 28 anos nunca foi um empecilho. A administradora confessa que o relacionamento só lhe trouxe coisas boas: “Não vejo desvantagens. Não há nada que atrapalhe nossa relação”, conta.
Sexo melhor
Dada à uma experiência maior, hormônios e ansiedade mais controlados, homens de uma maior faixa etária tendem a ser melhores em um campo bastante importante: o sexo.
A psicóloga e sexóloga, Carla Cecarello, revela as razões pelos quais estes homens podem ter um desempenho sexual bem melhor: “ (Homens mais velhos) não tem pressa de chegar a lugar nenhum, ou sejam, respeitam mais o tempo sexual da mulher”, conta.
A relação é mesmo melhor?
Rebeca relata sua experiência: “Se a garota gosta de música eletrônica, baladinhas e Pool Party toda semana, será mais difícil encontrar as mesmas coisas que ela curte em uma pessoa bem mais velha. Eu buscava uma pessoa mais tranquila, já tinha cansado de badalação”, lembra. “Eu nunca tive paciência para meninos da minha idade. Sempre os achava tolos. No fundo, mesmo sem saber, eu buscava uma pessoa centrada, romântica, experiente e quando conheci meu marido vi tudo isso e muito mais nele”, conta.
A afinidade entre o casal é essencial para que a relação dê certo: “Ricardo sempre foi muito jovem de cabeça, corpo e alma, gosta de se divertir mas sem exageros. Sempre fizemos tudo juntos, gostamos das mesmas coisas. Ele é super, parceiro. ”, revela Rebeca.
Outra grande vantagem que Rebeca vê em sua relação com um homem 28 anos mais velho foi a maior preocupação com a saúde: “Hoje sou mais tranquila, ele me ensinou muito, principalmente em relação a saúde. Ele se cuida muito e eu já o conheci assim”. E completa: “Foram muitas mudanças, desde a alimentação, atividades físicas, praticar a paciência, a tolerância e outras coisas mais que só me acrescentaram com ser humano. Hoje sou um milhão de vezes melhor aos 35 anos que aos 23.”
Para dar certo um conjunto de fatores devem estar em harmonia, como planos, objetivos e desejos. De acordo com Carla “Tudo vai depender do que se vai buscar na relação com o outro”. Pamela partilha da mesma ideia: “A idade é o que menos importa quando falamos de coração”, aconselha a psicóloga.
Relacionamentos precisam de esforço e cooperação mútuos para darem certo, além de compatibilidade entre os parceiros: “Qualquer relacionamento precisa de flexibilidade, diálogo, generosidade, compatibilidade de planos e o fundamental: muita vontade de fazer dar certo”, alerta Pamela. Carla partilha da mesma opinião e complementa: “A felicidade está relacionada à forma como levamos a vida, de acordo com a visão que temos do mundo, ou seja, maturidade emocional. ”
Cuidados
Apesar de também ocorrerem em relações com homens da mesma idade, é bom tomar alguns cuidados para não se machucar nesse tipo de relação. Em certos casos, os homens mais maduros sustentam traumas ou vícios de relações anteriores, que podem comprometer o relacionamento atual.
Outra questão se refere à maternidade. Em alguns casos, os homens já têm filhos de relacionamentos anteriores e não querem mais ser pais. Nestes casos, a decisão é muito delicada, conforme orienta Pamela: “Se ser mãe é algo imprescindível para você, converse muito com seu parceiro e acorde com ele a melhor alternativa. E caso venha abdicar desse sonho em função das limitações da relação, não vale mais tarde culpá-lo por isso. ”
Parceiros de qualquer idade podem ter ciúmes mas homens mais velhos tendem a apresentar este sentimento com maior frequência. A energia e vitalidade da parceira não devem ameaça-lo e uma boa conversa sobre este assunto é fundamental.
Outra questão muito importante: o homem mais velho não é seu pai e é muito importante ter esta diferença muito bem delimitada. Carla alerta para este tipo de situação: “Muitas mulheres se deixam levar por atitudes de superproteção e segurança que um homem nesta idade pode proporcionar e acabam transferindo a ele um amor fraterno, de pai, e aí as coisas se confundem completamente”.
Preconceito
O preconceito da sociedade é outro empecilho que pode surgir e é muito importante não deixar isto interferir na sua relação: “Infelizmente aprender a lidar com o preconceito e driblá-lo será um desafio. Mas o mais importante é acreditar que o caminho escolhido é o que lhe faz feliz e pronto! ”, observa Pamela.
Rebeca conta que, no início, algumas pessoas não viam o relacionamento com bons olhos: “Meu pai dificultou um pouco, mas foi logo resolvido. Algumas pessoas queriam me dar conselhos mas não ouvi ninguém. ” Sua determinação em manter a relação rendeu bons frutos: um casamento sólido que já dura 12 anos.
Toda relação, para dar certo, precisa que ambos os parceiros exerçam a compreensão, a reciprocidade, o respeito (Moral), o entendimento e a vontade de estarem juntos, independentemente da idade. “Um pouco de paciência, ponderação e interesse de compartilhar uma vida junto fará toda a diferença”, observa Pâmela.