segunda-feira, 12 de junho de 2017

PORTFÓLIO

COMO CRIAR PORTFÓLIO
Portfólio? O que é um portfólio? Como se faz um portfólio?
Quantas vezes na vida, você já se perguntou ou presenciou alguém fazer essas perguntas? Isso é: O “boom” que desencadeia uma ideia, cria um meio descomplicado e prático para aqueles que precisam de uma luz na hora de criar o tão importante portfólio.
Então eu digo: calma, respira, não tem segredo. O portfólio é uma das ferramentas de maior importância para os estudantes e profissionais de design ou de outras diversas áreas criativas, porque se trata do meio de divulgação do profissional para conquistar uma vaga na área de trabalho.
É através do portfólio que você mostra sua capacidade criativa e produtiva, sua visão, seus conhecimentos, sejam eles em softwares ou técnicas de produção. No mais, seja um bom designer, um bom fotógrafo, um bom desenhista, não importa! Mostre quem você é, e seja feliz em tudo o que fizer.
O que é um portfólio?
  • Portfólio é um conjunto dos melhores trabalhos já realizados por um profissional ou por uma empresa, geralmente reunidos com a intenção de apresentar sua experiência capacidade produtiva.
  • Conjunto de trabalhos realizados no período de atuação da profissão e/ou acadêmico.
Qual a finalidade?
Dentre as finalidades mais comuns, estão:
  • Pretensão de emprego/estágio, divulgação ou organização dos trabalhos já desenvolvidos.
  • O portfólio mostra a sua experiência, capacidade profissional, conhecimentos, criatividade, visão, entre outros aspectos.
  • Ele é seu “cartão de visita”.
Como se faz um portfólio?
Alguns pontos são essenciais:
  • Processo de criação: Saber como você chegou até aquela ideia.
  • Organização e clareza: Acima de tudo, seu trabalho tem que ser funcional.
  • Capacidade produtiva: Seja versátil.
  • Originalidade: Tente fugir das modinhas e dos clichês.
  • Criatividade: Experimente, combine, ouse.
Existe portfólio Online, Impresso e Digital (PDF)
O Portfólio Online fica em destaque. Basta acessar o link e pronto, seus trabalhos são apreciados com fácil acesso. E melhor, você pode manter sempre atualizado. Existem alguns sites para se fazer o portfólio, mas vou indicar o melhor deles, e o mais fácil de administrar. Também é muito útil para inspiração e exemplos.
COMO ELABORA UM PORTFÓLIO
A elaboração do Portfólio é um momento de auto avaliação e reflexão, que permite desenvolver habilidades de avaliar o próprio trabalho e experiências pessoas. É importante ressaltar que todas as informações contidas no Portfólio devem ser seguidas de análises e comentários.
O Portfólio deve conter elementos, como:
- Capa,
- Folha de rosto,
- Dedicatória,
- Agradecimentos,
- Sumário,
- Introdução,
- Desenvolvimento E conclusão,
- Acompanhando cada um deles.
- Capa: Na capa, deve conter informações com instituição, título, nome completo do autor, local (Cidade da Instituição) e ano,
- Folha de rosto: Apresentar os elementos necessários à indicação do trabalho e deve conter nome do Autor, nome do Professor Orientador, título, finalidade do Portfólio, local (Cidade), data (Mês e ano),
- Dedicatória: Folha opcional, na qual o autor dedica o seu trabalho,
- Agradecimento, muito importante: É opcional, nesta folha que, são registrados os agradecimentos às pessoas ou instituições que colaboraram na realização do trabalho,
- Sumário: É a enumeração das divisões e capítulos, na ordem em que, encontraram-se no trabalho e com indicação da página inicial correspondente,
- Introdução: É uma justificativa em que o autor explica o que é o trabalho, a importância e a finalidade de elaboração deste documento,
- Desenvolvimento: Pode ser dividido em três partes,
- Pessoal,
- Acadêmico e Profissional.
- Desenvolvimento Pessoal: Nesta etapa, é valido compor um perfil. É importante descrever como é a vida pessoal, falar da família, dos amigos, o que gosta de fazer nos fins de semana, personalidade, fatos que foram significativos e expectativas pessoais.
Outra maneira de traçar o perfil é pedir à família e os amigos que escrevam relatos de trabalhos ou depoimentos sobre o autor do trabalho do Portfólio. Também pode mencionar a realização de trabalhos voluntários em organização não governamental – ONGS – e instituições de Assistência Social, pois há uma crescente preocupação por parte das organizações com o envolvimento em Programa e Projetos Sociais.
- Desenvolvimento Acadêmico: É muito importante descrever todas as participações em Eventos, seja ele Pequeno, Médio e Grandes, durante esta fase, como Congresso, Seminários, Cursos, Pesquisas desenvolvidas e atividades Acadêmicas, etc. Deve expor também as expectativas acadêmicas. Pode-se anexar uma variedade de avaliações de disciplinas que tenha maior grau de afinidade, pois essa variedade de avaliações indica que o autor tem uma visão generalista e amplo conhecimento.
Lembre-se que o Portfólio é um documento para desenvolver uma reflexão crítica com relação às próprias experiências e resultados: Portanto, não devem conter apenas avaliações, certificados de cursos, congressos e seminários. Entretanto é necessário que, se relatem a importância, e o que acrescentou na vida Acadêmica a participação nestas atividades.
- Desenvolvimento Profissional: Nesta ou fases de etapa, devem-se relatar as experiências profissionais mais significativas, o que as atividades desempenhadas para a organização, as homenagens recebidas, certificados, prêmios e promoção. Apresente as expectativas profissionais, estabelecendo objetivos de curso, médio e longo prazo, planos de desenvolvimento e de carreira. 
- Considerações finais: É a parte na qual, devem-se fazer as avaliações finais com ao processo de construção do Portfólio, expor o que acrescentou e a importância da elaboração deste trabalho para os desenvolvimentos pessoais, acadêmicos e profissionais. As vidas pessoas, acadêmicos e profissionais das vidas, estão sempre em constante desenvolvimento, e o Portfólio é um documento dinâmico. Está sempre num processo de mudanças e aperfeiçoamento. Portanto deve ser atualizado com frequência.
VEJA ESTE VÍDEO

Nenhum comentário:

Postar um comentário