quinta-feira, 13 de outubro de 2016

ISTO É

VEJA ESTE VÍDEO
Por que apoiar os professores em greve?
Hoje foi um dia histórico na cidade de Londrina. Dia em que os professores foram às ruas e fizeram bonitos. Professores na alma, que até na hora de manifestar aproveitam para ensinar. Um mar de gente tomou conta das principais avenidas da cidade, sem quebra pau, vandalismo, fogo em lixo, pichação, nada disso, apenas uma voz de quem muito fala e raramente é ouvido.
No trânsito houve congestionamento, pedestres tiveram que esperar um pouco mais para atravessar a rua. No comércio o vendedor teve que interromper por alguns segundos a venda, o gerente no telefone teve que suspender a ligação, o som dos manifestantes era alto, mas não incomodava.
Nas casas e apartamentos moradores foram as janelas, queriam ver o que estava acontecendo. Escutaram vozes pedindo mais educação ao nosso povo e mais uma vez, apesar do barulho, não reclamaram. Nas escolas alguns tentaram boicotar a paralisação.
Teve diretor que ordenou a aplicação de provas aos poucos professores que lá estavam, a maioria de contratados, que são impedidos de entrar em greve por que podem ser demitidos. Mas a estratégia não deu certo, os alunos não queriam entrar. Indignados com a participação da classe estudantil em passeatas, surgiram ameaças querendo responsabilizar os mestres caso algo acontecesse com os estudantes.
Portanto, no dever de pai, prefiro esse risco do que o de ver meu filho conivente com injustiças e despreparado devido um sistema educacional falido. Dessa vez a maioria dos professores e alunos foram as ruas e falaram não a falta histórica de reconhecimento dessa que é uma das classes mais injustiçadas desse país. 
Mas por que apoiar a greve? Por que eu acho que um país que paga o que paga aos professores vai viver para sempre nas mãos das raposas que roubam o nosso dinheiro. Por que acredito que um ser humano que tem a missão de ajudar a formar o caráter dos meus filhos e dar a eles todo o embasamento educacional de sua vida, merece ganhar o mesmo que um juiz, que pode salvar injustiçados e condenar culpados.
Apoio a greve por que não vejo dignidade alguma nos salários dos professores da nossa nação. 
Apoio a greve por que estudei a vida inteira em escola pública e já chorei de tristeza ao ver um professor meu, aquele “ser” que tinha todas as respostas, que controlava 45 alunos com um olhar, que estudava cada dia mais, morrer por falta de atendimento médico de seu precário plano de saúde.
Apoio a greve por que já vi minha professora de história ter que lecionar química por falta de um profissional na área no meio do ano. Por que já fui ao banheiro da escola quando criança e tive que rasgar folhas do meu caderno por que não havia papel higiênico.
Por que vi minha professora de português com sério transtorno depressivo provocado pela difícil tarefa de educar crianças não ter apoio psicológico do estado. Apoio a greve por que apesar de tudo isso esses professores conseguiram me dar o mínimo para continuar estudando e hoje ganhar a vida honestamente. Obrigado professores e parabéns pela iniciativa. Em um país democrático o que os senhores fizeram hoje foi uma aula de luta por nossos direitos e cidadania. Diogo Hutt.
Jonas Costa - Comentário
Somente uma pessoa com essa envergadura jornalística poderia fazer tão brilhante ponderação do movimento grevista, somente uma pessoa com uma holística diferente da realidade consegue expressar o verdadeiro sentido e da importância da greve e somente quem vê além do seu tempo consegue em palavras impactar toda uma classe de trabalhadores e é este impacto que, com certeza faz a classe encarar as lutas e as adversidades, não como desânimo, mas sim, como estímulo. Estímulo para galgar conquistas para a valorização da Educação. Muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário