quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

O QUE SIGNIFICA AMOR

Há uma definição sim sobre o que é o amor.
Muitas pessoas falam que o amor é algo que não se pode definir, que é trabalho dos poetas e escritores dos grandes livros, dizer o que é amor. E como os poetas falam sempre através de simbolismo ou com palavras sugestivas, nunca conseguiremos expressar inteiramente esse sentimento.
Bem, isso é verdade até bem próximo: toda a riqueza dessa vivência não pode ser talvez apresentada em palavras. Porém, existe sim uma definição resumida do essencial do amor. Arte de Amar.
Amor é a condição na qual a felicidade da outra pessoa
é essencial para a sua própria felicidade e existência a cada passagem no planeta terra.
Quando você ama, o importante não é o seu bem-estar pessoal e imediato, mas a felicidade da outra pessoa, mesmo que isso signifique que ela apenas será feliz longe de você (e isso pode ocorrer por um sem número de motivos, pois a vida é estranha e mesmo assim é bela e maravilhosa). O que lhe importa, no fim das contas, é que a outra pessoa esteja feliz e realizada, ainda que de tal situação surja dificuldades e sofrimento para você – pois, no fundo, você estará realmente feliz com a felicidade da outra pessoa.
Essa é a diferença essencial entre amor e paixão: na paixão, você quer ficar com a outra pessoa porque isso faz bem a você. No fundo no fundo, durante a paixão você está preocupado é com seu bem estar, com a satisfação propiciada pela presença da outra pessoa em sua vida. Há algo de muito egoísta numa paixão, não acha?
No amor, portanto, a situação se inverte: se você quer ficar com a outra pessoa é porque sabe que ela também ama você e que apenas a união entre vocês dois fará bem a ela. O amor, porém, é incompatível com o egoísmo. O amor é contínua doação reciproca constantemente, enquanto estiver vivo. É complicado e difícil, é, mas não é impossível praticar em aceitar as nossas indiferenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário